quarta-feira, 11 de maio de 2011

Três anos de análises Espíritas

Olá meus caros amigos e leitores.

Aproxima-se o dia em que este humilde blog completará três anos de atividades e análises. Durante estes anos já escrevi sobre vários assuntos: desde reeencarnação, o médium como intérprete dos espíritos, a escala espírita, a importância da análise crítica e do estudo comparado das comunicações mediúnicas até sobre Chico Xavier e eventos espíritas locais, aqui de Recife, como o Fórum de Debates Espíritas de Pernambuco [FORESPE] e a Mostra Espírita, entre muitos outros.

Este ano, as postagens andam um pouco escassas pelo fato de estar fazendo meu curso superior. Estou cursando Psicologia e os professores andam me dando muitos textos para ler, o que acaba tomando o tempo que eu gostaria de reservar para escrever algo. Entretanto, aqui e acolá sempre podemos encontrar um tempinho para fazermos o que gostamos e este mês tentarei publicar três textos já prontos: um sobre a questão da mediunidade como faculdade inerente a todo ser humano, como descrita em O Livro dos Médiuns e a mediunidade como instrumento de comunicação entre os dois mundos; o segundo sobre um artigo da Revista Espírita sobre as Ideias Preconcebidas; e o terceiro é uma análise de um texto do médium Carlos Baccelli, que escrevi com a ajuda do Físico e escritor espírita Alexandre Fontes da Fonseca [Vide Reformador. Abril de 2011, nº 2.185, p. 36]. Este último, talvez provoque uma polêmica, pois tem gente que acha uma temeridade analisar criticamente o que seja escrito por qualquer confrade espírita. Tem gente até que acha um desrespeito. Eu mesmo tive um leve desentendimento com uma pessoa que respeito e admiro muito porque duvidei de uma estória contada por uma expositora espírita. Ora, se algo não tem fonte, bibliografia, referência, por melhor que seja, por mais tocante, não devo aceitar sua veracidade. Somente sua possibilidade. Entretanto, como ele foi escrito com todo o cuidado e respeito, além de fortemente embasado na Doutrina dos Espíritos, creio que todos entenderão a mensagem.

Outros estão no prelo, inclusive um projeto que estou desenvolvendo sob inspiração de amigos espirituais. Enfim, embora a demora, acho que os textos e seus respectivos temas serão interessantes para todos, como foram para mim.

Este ano, ainda teremos, assim espero poder fazer, as análises dos seguintes eventos: FORESPE, SIMESPE [Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco] e da Mostra Espírita. Claro, se eu conseguir ir a todos...

Enfim, são três anos de estudos, análises e muitas alegrias. Agradeço sinceramente a todos os que direta ou indiretamente têm me ajudado neste trabalho de divulgação da Doutrina Espírita com seus conselhos, críticas, elogios e apoio incondicional. Sem vocês este trabalho não teria sentido.

Um forte abraço e no dia 13 de Maio publicaremos o primeiro destes textos.

Um comentário:

  1. Caro Anderson, acredito que você já tenha uma quantidade de matérias suficientes para colocar tudo em um livro. Na minha opinião, seria interessante ter em livro todos esses temas que você abordou. Será mais uma contribuição para o esclarecimento do público espírita tão desacostumado com leituras que exijam mais esforço intelectual. A quantidade de tolice publicadas com a titulação de espírita é muito grande e um livro como este seria um alento para o triste MEB.
    Um abraço.
    Daniel

    ResponderExcluir