sábado, 21 de janeiro de 2012

Máximas de Kardec

Após tanto tempo sem postar, retorno com um trecho escrito por Kardec na obra O Que é o Espiritismo. É um trecho interessante e que deixo como objeto de reflexão para cada um de nós que fazemos o movimento espírita. Principalmente neste tempo onde informações tendenciosas, ou sem fundamentação lógica, quiçá, doutrinária sobre a ‘transição planetária’ e outros assuntos invadem a praia espiritista. Ainda tem aquela boa e velha preguiça de realizar uma análise crítica sobre tudo o que vem dos Espíritos [e dos encarnados também!!!]. Kardec, COMO SEMPRE é um oásis perdido em meio a uma imensidão de livros meia-boca, com qualidade questionável, lógica duvidosa e fundamentação doutrinária beirando a ignorância. 

Como não pudemos escrever um texto especial para iniciar o ano, desejamos que este trecho seja um belo pontapé inicial nas análises a serem feitas este ano. Que Deus abençoe a todos nós e que os bons espíritos sigam nos inspirando.

Boa leitura e até a próxima!

"Entre os adeptos do Espiritismo, encontramos entusiastas e exaltados, como em todas as coisas; são esses, geralmente, os piores propagandistas, porque se desconfia de sua facilidade de aceitar tudo sem exame aprofundado. O espírita esclarecido se protege do entusiasmo que cega, observa tudo friamente e com calma: é esse o meio de não ser vítima das ilusões e dos mistificadores. Fora a questão da boa-fé, o observador iniciante deve, antes de tudo, levar em consideração a seriedade do caráter daqueles a quem se dirige".

Fonte: Introdução ao Espiritismo. Organização e notas J. Herculano Pires. Textos de Allan Kardec. Editora Paidéia, p. 251.

2 comentários:

  1. Olá Anderson,

    Vale a pena conferir essa entrevista com Divaldo Franco:

    http://estudofilosoficoespirita.blogspot.com/2012/02/enxurrada-de-livros-espiritas.html

    Segue Trecho:

    "...Um dos livros mais vendidos, dito mediúnico, tem verdadeiras aberrações, em que a entidade fez do mundo espiritual uma cópia do mundo físico, ao invés de o mundo físico ser uma cópia do mundo espiritual. Inverteu, porque o Espírito está tão físico no mundo espiritual! E um Espírito do sexo feminino, que tem os fluxos catamênicos no mundo espiritual e que vai ao banheiro e dá descarga!

    Outras obras, igualmente muito graves, falam de relacionamentos sexuais para promoverem reencarnação no Além. Ora, a palavra reencarnação já caracteriza tomar um corpo de carne. Como reencarnar no Além, no mundo de energia, de fluidos, onde não existe a carne? O Além, com ninhos de passarinhos multiplicando-se, em que as aves vêm, chocam e nascem os filhotinhos. Não é que estejamos contra qualquer coisa, mas é que são delírios, pura fascinação."

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo,

    Se puder responder a este meu comentário eu agradeceria muito. Hoje escutei uma mensagem que foi enviada por meu irmão à minha cunhada que foi ao centro espírita de Uberaba-MG. A carta é convincente no que diz respeito a coisas que o médium não sabia, porém, achei formal demais. Muito diferente da maneira que meu irmão se pronunciava enquanto encarnado. Ele faleceu à apenas 6 meses, por isso estranhei a formalidade da carta, afinal ele se pronuncia como se fosse espírita quando era vivo, como se já estivesse lá à muito tempo, sendo que ele nem acreditava muito nessas coisas. Por vezes até de Deus ele duvidava. Por isso fica aqui minha pergunta. Será que posso confiar que essa carta seja realmente do meu irmão?

    Obrigado e grande abraço!

    ResponderExcluir