sábado, 21 de janeiro de 2012

Máximas de Kardec

Após tanto tempo sem postar, retorno com um trecho escrito por Kardec na obra O Que é o Espiritismo. É um trecho interessante e que deixo como objeto de reflexão para cada um de nós que fazemos o movimento espírita. Principalmente neste tempo onde informações tendenciosas, ou sem fundamentação lógica, quiçá, doutrinária sobre a ‘transição planetária’ e outros assuntos invadem a praia espiritista. Ainda tem aquela boa e velha preguiça de realizar uma análise crítica sobre tudo o que vem dos Espíritos [e dos encarnados também!!!]. Kardec, COMO SEMPRE é um oásis perdido em meio a uma imensidão de livros meia-boca, com qualidade questionável, lógica duvidosa e fundamentação doutrinária beirando a ignorância. 

Como não pudemos escrever um texto especial para iniciar o ano, desejamos que este trecho seja um belo pontapé inicial nas análises a serem feitas este ano. Que Deus abençoe a todos nós e que os bons espíritos sigam nos inspirando.

Boa leitura e até a próxima!

"Entre os adeptos do Espiritismo, encontramos entusiastas e exaltados, como em todas as coisas; são esses, geralmente, os piores propagandistas, porque se desconfia de sua facilidade de aceitar tudo sem exame aprofundado. O espírita esclarecido se protege do entusiasmo que cega, observa tudo friamente e com calma: é esse o meio de não ser vítima das ilusões e dos mistificadores. Fora a questão da boa-fé, o observador iniciante deve, antes de tudo, levar em consideração a seriedade do caráter daqueles a quem se dirige".

Fonte: Introdução ao Espiritismo. Organização e notas J. Herculano Pires. Textos de Allan Kardec. Editora Paidéia, p. 251.